Florianópolis recebe o 19º Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia em Tornozelo e Pé

Florianópolis recebe o 19º Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia em Tornozelo e Pé

Entre os dias 15 a 18 de maio acontece também o 2º Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Tornozelo e Pé. Mais de 800 médicos especializados na área são esperados para o evento

Mais de 800 ortopedistas e traumatologistas do Brasil, América do Sul, América do Norte e também Europa são esperados para o 19º Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia em Tornozelo e Pé e do 2º Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Tornozelo e Pé, que acontece entre os dias 15 e 18 de maio, em Florianópolis. O evento promovido pela Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia de Tornozelo e Pé (ABTPé) será realizado no Açores Espaços de Eventos, anexo ao Costão do Santinho Resort, que fica na região Norte da Ilha de SC.

O presidente desta edição é o médico ortopedista especializado em pé e tornozelo, Mário Kuhn Adames, que atua em Florianópolis. Adames é mestre em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo e tem especializações nos Estados Unidos e na Suíça.

Essa é a segunda vez que a Capital Catarinense sedia um evento desse porte, a última edição realizada em Santa Catarina foi em 2009. Ao longo dos três dias, os congressistas vão ter a oportunidade de fazer um intercâmbio de informações e aprimorar técnicas com especialistas de diversos países.

“O evento é importante não só pela troca de conhecimento entre os profissionais que fazem cirurgia, mas também pelo aprimoramento de técnicas, tanto para diagnósticos como cirúrgicas”, destaca o Adames que atua na área desde 1996.

17 palestrantes internacionais

Durante o Congresso vão ser realizadas 130 palestras. Dentre elas, 17 vão ser com convidados internacionais. De acordo com o presidente da 19ª edição, alguns destaques são nomes como do médico americano Steven Haddad, ex-presidente da Sociedade Americana de Tornozelo e Pé; de Antony Pereira, que representa o Reino Unido e que faz cirurgias minimamente invasivas, ou seja com menor agressão; do presidente da Federação Latino Americana de Medicina e Cirurgia de Pé Gabriel Khazen Barrera, que é da Venezuela; do médico Cristian Ortiz Mateluna, que será o presidente do Congresso da Federação Internacional da Sociedade de Pé e Tornozelo, marcado para o ano que vem no Chile; além de outros membros integrantes de associações e sociedades da área de países como Argentina, Canadá, Bolívia, Uruguai e Itália.

Entre os palestrantes brasileiros destaque para os médicos Túlio Fernandes Diniz, que trabalha bastante com patologias do Retropé, o professor Caio Nery que atua com tratamento de deformidades e com próteses de tornozelo, entre tantos outros nomes da jovem linha de ortopedistas.

“O Congresso Brasileiro de Tornozelo e Pé só perde em número de participantes para o Congresso promovido pela Sociedade Americana, que é o maior da área no mundo. Isso comprova que o evento que será realizado em Florianópolis terá um intercâmbio cultural e de conhecimento muito grande”, destaca Adames.

Além das palestras haverá também apresentação de trabalhos científicos e a possibilidade de os médicos especializados participarem de cursos.

Assuntos em discussão

No encontro vão ser discutidos diversos temas que foram divididos em módulos. Segundo Adames, haverá discussão sobre Cirurgias do Antepé, que envolve; Lesões do Retropé, os chamados pés planos; sobre Lesões do Esporte, ligamentares e tornozelos; além de tratar sobre a patologia chamada de Artrose, que é o desgaste da junta, entre outros assuntos e novas técnicas na área da ortopedia e traumatologia.

O presidente destaca ainda que nesta edição acontece também a apresentação de temas livres. Foram cerca de 158 trabalhos inscritos e apenas 56 foram selecionados para apresentação oral, devido ao espaço e tempo. E para contemplar esse número, pela primeira vez, em 19 edições do Congresso, foi preciso dividir as salas de apresentação.

“Para mim é uma satisfação ser presidente desta edição. Afinal é um evento que traz conhecimento e visibilidade para Florianópolis e região, bem como para a minha atuação com ortopedista”, completa.

Mais informações podem ser conferidas no site www.congressoabtpe.com.br.

 

Serviço: 19º Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia em Tornozelo e Pé e 2º Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Tornozelo e Pé

Data: de 15 a 18 de maio

Local: Açores Espaços de Eventos (Costão do Santinho Resort – Rodovia Vereador Onildo Lemos, 2505 – Santinho, Florianópolis/SC)

Informações: www.congressoabtpe.com.br ou no (48) 3037-4637.



Assine nossa newsletter

    Top