Exercícios físicos também beneficiam saúde dos pés

Exercícios físicos também beneficiam saúde dos pés

É consenso que a prática regular de exercícios traz benefícios para toda a saúde, seja ela física ou mental. Incorporar exercícios à rotina pode ajudar inclusive no tratamento de diversas doenças e, claro, ajudar a prevenir várias outras. E esses benefícios dos exercícios físicos também se estendem à saúde dos nossos pés, tendo em vista que são eles os responsáveis por sustentar o peso do nosso corpo durante todo o dia.

O uso de sapatos impróprios com salto alto ou baixo demais, ou ainda sem o amortecimento adequado, ficar muitas horas em pé, o sobrepeso e outros problemas podem prejudicar a saúde dos pés. Para evitar dores no fim do dia, inclusive em outras partes do corpo como a coluna, exercícios de alongamento e fortalecimento dos pés são muito importantes. Exercitar os pés também pode impedir problemas até mesmo durante a rotina esportiva, como câimbras e distensões musculares.

Na hora de exercitar os pés movimentos simples, como caminhar e andar descalço, podem trazer benefícios. Alongar no fim do dia é outro hábito importante e que ajuda a aliviar dores. Quem frequenta a academia ou tem uma rotina de treinamento pode usar pesos e equipamentos para fortalecer os pés. Tudo isso, claro, sob a orientação de um educador físico.

O antigo mas ainda muito eficiente escalda pés também é confortante e relaxante. Contribui para a circulação e ajuda muito no relaxamento dos pés.

Mesmo adotando esses hábitos, se a dor ou desconforto nos pés persistirem, é importante procurar um médico ortopedista. O especialista é quem vai analisar os motivos e possíveis problemas que estejam desencadeando a dor nos pés.

====
Dr Mario Kuhn Adames
Ortopedia e Traumatologia
CRM/SC 9083 – RQE 3735

Clinica Kormann
atendimento todas as quintas-feiras
Endereço: Rua Idalina Pereira dos Santos, 67 sala 504, Agronômica – Florianópolis
Telefone: (48) 32044848

Clínica Vitesse
atendimentos as segundas e quartas-feiras
Endereço: Av. Santa Catarina, 1352 Balneário, Florianópolis
Telefone: (48)3244-0493

www.pefloripa.com.br



Assine nossa newsletter

    Top