Idosos têm maior dificuldade para recuperação de fraturas

Idosos têm maior dificuldade para recuperação de fraturas

A atenção ao andar na rua e até mesmo dentro de casa deve ser redobrada pelos idosos. Isso porque segundo dados do Ministério da Saúde, as quedas são responsáveis por mais de 61% dos atendimentos de pessoas da terceira idade em prontos-socorros.

A preocupação com este grupo é maior porque os idosos apresentam mais dificuldades para recuperação de fraturas devido à perda da massa óssea e o tempo de internação prolongado no hospital oferece riscos.

“Na maioria dos casos estes pacientes apresentam osteoporose e ao fraturar o pé e tornozelo, por exemplo, podem ter dificuldade para voltar a caminhar sozinhos necessitando de auxílio de bengalas e andadores”, explica o médico ortopedista Mário Kuhn Adames.

A orientação é que ao sofrer uma queda o idoso procure atendimento médico. Ficar deitado em casa em repouso sem orientação pode agravar o problema, tendo em vista que ao não andar, tem ampliados riscos de escaras na pele, infecções das vias aéreas respiratórias e urinária.

Para prevenir é importante fazer adaptações em casa como tirar tapetes, instalar barras de apoio no banheiro e usar sapatos com solas antiderrapantes. A prática de exercício físico para fortalecimento muscular e melhora do equilíbrio é outra recomendação.

Fonte: Minha Vida

====
Dr Mario Kuhn Adames
Ortopedia e Traumatologia
CRM/SC 9083 – RQE 3735

Clinica Kormann
atendimento todas as quintas-feiras
Endereço: Rua Idalina Pereira dos Santos, 67 sala 504, Agronômica – Florianópolis
Telefone: (48) 32044848

Clínica Vitesse
atendimentos as segundas e quartas-feiras
Endereço: Av. Santa Catarina, 1352 Balneário, Florianópolis
Telefone: (48)3244-0493

www.pefloripa.com.br



Assine nossa newsletter

    Top