Sobrecarga é uma das principais causas da tendinite nos tornozelos

Sobrecarga é uma das principais causas da tendinite nos tornozelos

Quando se fala em tendinite, é comum vir à cabeça a inflamação dos tendões que ligam os músculos aos ossos dos membros superiores para mobilização de articulações como ombro, cotovelo, punho e mão. Esta doença também afeta quadris, joelhos, tornozelos e pés, que precisam de maior atenção, pois devido ao apoio do peso sobre os membros inferiores, e dificuldade e o mancar durante a marcha, pode levar a degenerações articulares.

Os sintomas mais comuns da tendinite nos tornozelos são: aumento de volume no trajeto do tendão, dor ao caminhar, dificuldade para movimentar a articulação ou sensação de falseio por perda de força. Geralmente a inflamação nesta região é mais frequente em atletas de fim de semana que fazem atividade física esporádica levando à sobrecarga do tendão em momentos curtos, levando à sobrecarga e atrito dos tendões devido à atividade excessiva além da sua capacidade muscular. A inflamação pode se desencadear também quando se utiliza sapatos inadequados ou quando existem alterações anatômicas no pé, como frouxidão ligamentar, o pé cavo, como exemplo, e devido a problemas sistêmicos, como distúrbios hormonais e artrite reumatoide.

Para prevenir a doença ou a piora da mesma, deve-se utilizar, sapatos adequados no dia a dia e tênis com amortecimento e apoio adequado para cada tipo de pé se pronado ou supinado (sola do pé virada para fora ou para dentro) durante a prática de esporte, evitar correr em terrenos irregulares, não exagerar nos treinos e aquecer antes e alongar depois das atividades físicas. Fazer uma avaliação ortopédica para verificar a força muscular, tipo de pisada, mobilidade articular, assim como avaliar se a deformidade é evolutiva, é uma boa orientação, para prevenir a piora da lesão.

A tendinite nos tornozelos tem cura e o tratamento deve ser orientado por um ortopedista. Geralmente consiste em aplicação de gelo, medicamentos, repouso, imobilização e exercícios de fisioterapia. Sendo fundamental a readaptação das atividades físicas e recondicionamento físico, após o tratamento, para diminuir a possibilidade de recidiva. A cirurgia pode ser indicada em alguns casos resistentes ao tratamento conservador.

====
Dr Mario Kuhn Adames
Ortopedia e Traumatologia
CRM/SC 9083 – RQE 3735

Clinica Kormann
atendimento todas as quintas-feiras
Endereço: Rua Idalina Pereira dos Santos, 67 sala 504, Agronômica – Florianópolis
Telefone: (48) 32044848

Clínica Vitesse
atendimentos as segundas e quartas-feiras
Endereço: Av. Santa Catarina, 1352 Balneário, Florianópolis
Telefone: (48)3244-0493

www.pefloripa.com.br



Assine nossa newsletter

    Top