Infiltração pode ser alternativa para alívio de dores

Infiltração pode ser alternativa para alívio de dores

A infiltração é a aplicação de medicamentos por meio de injeção dentro de alguma estrutura do corpo humano como músculo, bainha de nervo, tendão e articulação, é um recurso disponível para auxiliar na redução de dores, especialmente em processos inflamatórios crônicos .

O ortopedista especialista em tornozelo e pé, Mario Kuhn Adames, explica que geralmente podem ser aplicadas três tipos de medicações de forma isolada ou combinada: os anestésicos que auxiliam na realização de exames para confirmar a origem da dor e melhor diagnóstico, medicações condroprotetoras como o ácido hialurônico para tentar regenerar a cartilagem, e o mais comum, o corticoide, com o objetivo de auxiliar no tratamento de algum processo inflamatório doloroso resistente.

“A infiltração é indicada quando o paciente não conseguiu reverter o quadro inflamatório por meio de condutas conservadoras como o uso de anti-inflamatório convencional, repouso e fisioterapia”, explica.

O ortopedista alerta que a infiltração em alguns casos pode agravar a lesão e por isso precisa ser bem avaliada entre médico e paciente. “Se a aplicação ocorre dentro de um músculo onde tem massa muscular ou tendínea, por exemplo, isso pode levar a um desbridamento químico da lesão e também do tecido que ainda se encontra normal e neste caso enfraquecer o tendão que já estava comprometido pela inflamação e gerar a ruptura. A fascite plantar é outra situação que precisa ser bem avaliada, pois dependendo de como ocorra o procedimento pode piorar a dor”, informa Adames.

A frequência de infiltração com corticoide não deve ultrapassar três aplicações que devem ter um intervalo de uma semana a 15 dias.  A cada três aplicações é necessário um período mínimo de um ano para novo procedimento. Em casos de anestésicos com exceção aos pacientes alérgicos a medicação, não há um limite exato para aplicação.

====
Dr Mario Kuhn Adames
Ortopedia e Traumatologia
CRM/SC 9083 – RQE 3735

Clinica Médica Adames
atendimento todas as quintas-feiras
Endereço: Rua Idalina Pereira dos Santos, 67 sala 504, Agronômica – Florianópolis
Telefone: (48) 32044848

Clínica Vitesse
atendimentos as segundas e quartas-feiras
Endereço: Av. Santa Catarina, 1352 Balneário, Florianópolis
Telefone: (48)3244-0493

www.pefloripa.com.br



Assine nossa newsletter

    Top