Neuroma de Morton: atenção aos sapatos pode prevenir a doença

Neuroma de Morton: atenção aos sapatos pode prevenir a doença

O Neuroma de Morton é um processo inflamatório que envolve e comprime o nervo interdigital do pé, geralmente entre o terceiro e quarto dedo e segundo e terceiro dedo. O problema é desencadeado pela sobrecarga na região do antepé, próximo aos dedos, que cria uma fibrose e comprime o nervo na base dos dedos, causando dor durante a pisada que irradia para os dedos acometidos, principalmente quando do uso sapatos fechados.

Um dos fatores dificultadores no diagnóstico é que existem outras patologias que levam à sobrecarga dos dedos dos pés e são confundidas com o Neuroma de Morton ou vice-versa, retardando muitas vezes o tratamento o correto.

O tratamento inicial é conservador com fisioterapia para alongamentos da musculatura da cadeia posterior, uso de sapatos mais largos, com menor compressão entre os dedos (latero-lateral) e com solados macios para diminuir a sobrecarga e o processo inflamatório, o uso de anti-inflamatórios não hormonais e uso de palmilha com coxim para diminuir o apoio de sobre a área de dor, mas com cuidado maior ainda ao uso de sapatos. Caso essa situação não resolva o problema, outra alternativa pode ser a infiltração com anestésico ou anti-inflamatório hormonal ou uso da alcoolização medicinal, em que o álcool a 100% é aplicado dentro do nervo, guiado por ultrassom.

Em casos resistentes aos tratamentos conservadores, a indicação é o tratamento cirúrgico com ressecção do neuroma e na grande maioria dos casos das patologias associadas.

Se não for tratado, o Neuroma de Morton pode trazer dor que interferem nas atividades rotineiras, como dificuldade para caminhar, dirigir e pedalar.

Na busca prevenir a patologia recomendamos o uso de calçados confortáveis com compartimento para os dedos bem amplos, solado em forma de gondola e solado com absorção da carga e estar sempre atento à saúde dos pés. Em caso de desconfortos, o médico ortopedista deve ser consultado.

====
Dr Mario Kuhn Adames
Ortopedia e Traumatologia
CRM/SC 9083 – RQE 3735

Clinica Médica Adames
atendimento todas as segundas e quintas-feiras
Endereço: Rua Idalina Pereira dos Santos, 67 sala 504, Agronômica – Florianópolis
Telefone: (48) 32044848

Clínica Vitesse
atendimentos as quartas-feiras
Endereço: Av. Santa Catarina, 1352 Balneário, Florianópolis
Telefone: (48)3244-0493

www.pefloripa.com.br



Assine nossa newsletter

    Top