Maior parte dos tratamentos de entorse de tornozelo dispensam cirurgia

Maior parte dos tratamentos de entorse de tornozelo dispensam cirurgia

Você é daqueles que só pratica esporte aos finais de semana ou adora um salto alto? Saiba que esses são um dos hábitos mais frequentes em pessoas que sofrem entorse de tornozelo – lesão de uma articulação ou ruptura de um ou mais ligamentos.

“No caso do esportista amador, o pouco treinamento não é o suficiente para fortalecer os ligamentos o que leva a maior propensão de entorses e nas mulheres que usam salto alto, a elasticidade dos ligamentos leva a maior instabilidade”, comenta o ortopedista especialista em tornozelo e pé, Mário Kuhn Adames, de Florianópolis.

O médico explica que os principais sintomas do entorse de tornozelo são dor, edema, dificuldade para caminhar – principalmente em superfícies irregulares, e dificuldade para apoiar o pé ao solo. Ele orienta que todo caso de entorse deve ser avaliado por um ortopedista para tratamento efetivo e cicatrização. “O tratamento em 98% dos pacientes é conservador, com imobilizações. Em casos onde não se tem resultados, que o problema fica crônico, ou o paciente ainda tem a sensação de frouxidão e tem restringida as suas atividades, a indicação pode ser cirúrgica para reconstrução. Mas cada paciente precisa ser avaliado individualmente para termos certeza do diagnóstico”, explica.

Mario comenta que o uso de imobilização sem apoio por períodos mais curtos e tamanho de imobilização menores estão cada vez mais frequentes para facilitar o fortalecimento da musculatura e diminuir o aumento da instabilidade no tornozelo.

“Vale ressaltar que pacientes quando trabalham a parte muscular aumentam o estabilizador dinâmico que leva menor tração sobre o ligamento e a cápsula. Teoricamente pacientes que fazem musculação com reforço, tem menos chances de entorse”, afirma.

====
Dr Mario Kuhn Adames
Ortopedia e Traumatologia
CRM/SC 9083 – RQE 3735

Clinica Médica Adames
atendimento todas as segundas e quintas-feiras
Endereço: Rua Idalina Pereira dos Santos, 67 sala 504, Agronômica – Florianópolis
Telefone: (48) 3204-4848

Clínica Vitesse
atendimentos as quartas-feiras
Endereço: Av. Santa Catarina, 1352 Balneário, Florianópolis
Telefone: (48) 3244-0493

www.pefloripa.com.br



Assine nossa newsletter

    Top