Hálux Valgus

Hálux Valgus (joanete)

O Halux Valgus (joanete) é uma deformidade estética no grande dedo do pé,  os joanetes podem comprometer a saúde dos pés e causar dor e desconforto a marcha e ao uso de sapato ao paciente. O problema atinge cerca de 30% da população, por ser uma patologia degenerativa, ocorre o aumento da sua frequência e gravidade com o evoluir da idade do paciente.

 

A saliência do osso do dedão é devido a abertura do espaço entre os dedos, frouxidão, uso de sapatos inadequados e em menor  intensidade pelo crescimento ósseo na face medial do dedão (joanete). A proeminência medial no pé, que é visto como um ossinho saltado, pode apresentar-se de forma evolutiva da deformidade, podendo sobrecarregar o pé,  causando dor, calosidades  e inclusive trazer alterações na pisada do paciente, já que muda a base de apoio e a perda do equilíbrio.

 

Vários fatores podem ainda contribuir para o desenvolvimento dos joanetes, como hereditariedade, doenças degenerativas como a artrite reumatóide e neurológicas, e o uso constante de sapatos com o bico fino, muito flexiveis (rasteirinhas) e que levem a maior tempo de apoio (salto alto)  abaixo dos dedos também podem deformar os pés.

Sempre temos que avaliar a presença de queixa nos dedos menores, pois a uma frequência muito grande na associação do halux valgus (joanete), com dor nos dedos menores com garra e dor embaixo dos dedo durante a pisada.

 

Nos casos iniciais simples, com baixa queixa de dor e limitação a atividade física, o tratamento é mais simples, muitas vezes apenas  com adaptação dos  sapatos e alongamento da cadeia posterior já se consegue aliviar os sintomas, mas sem corrigir a deformidade. Já para corrigir a deformidade nos pés e também nos casos onde o paciente sente dor intensa é indicativo de cirurgia. O procedimento conservador pode ser recomendado depois da avaliação de um especialista e quando da indicação cirúrgica, deve ser após avaliação criteriosa clínica e radiologica para programar a melhor técnica a ser empregada, todos os métodos devem ser amplamente explicadas quanto aos cuidados específicos no pós-operatório.

Assine nossa newsletter

Top