Metatarsalgia

Metatarsalgia

Sentir dores constantes na parte da frente do pé pode não ser apenas cansaço no final do dia. Essas dores, conhecidas no meio médico como metatarsalgia é a inflamação dos metatarsos, ossos pequenos que formam dedos e ainda parte do peito do pé. “A sensação, para alguns pacientes é de ter uma bola ou uma almofadinha no ante pé devido à inflamação e inchaço da região. A dor é progressiva e na maioria das vezes começa de forma leve, como um simples desconforto”, explica o ortopedista que atua em pés e tornozelos em Florianópolis, Mario Kuhn Adames.

 

O QUADRO CLÍNICO
O médico explica que o uso de sapatos inadequados – tanto para homens ou mulheres – pode ter relação com a dor. Calçados de bicos finos, saltos altos demais ou sem flexibilidade e amortecimento adequado podem trazer dores. “A metatalsargia é comum ainda em corredores e atletas que fazem exercícios de alto impacto. Mas o problema pode surgir em pessoas que estão acima do peso, que possuem deformidades nos pés como joanetes e ou até artrite e artrose”, explica Mario.

 

O diagnóstico da metatarsalgia deve ser feito por um médico ortopedista. Além do exame clínico, o especialista pode pedir ainda exames de Raio X e outros mais específicos para identificar, por exemplo, o formato, o tipo de pisada e locais de maior pressão nos pés durante a caminhada ou até mesmo com o paciente parado.

 

TRATAMENTO
Definidas as causas, o tratamento da metatarsalgia pode exigir o uso de remédios que aliviem a dor, anti-inflamatórios, massagens e fisioterapia, além do uso de sapatos adequados para o paciente. Palmilhas anatômicas ou sob medida ajudam a aliviar a pressão nos metatarsos. E em casos mais graves, onde os metatarsais já tiveram algum tipo de comprometimento, o ortopedista pode indicar até cirurgia.

Assine nossa newsletter

Top