Dor durante a corrida deve ser investigada

Dor durante a corrida deve ser investigada

Cada dia mais pessoas procuram a corrida como prática esportiva. O exercício desafiador, barato e possível de ser cumprido a qualquer hora ou lugar ganhou adeptos e transformou ex-sedentários em atletas amadores. A proliferação de assessorias especializadas e aplicativos de celular direcionados exclusivamente para a corrida também ajudaram a formar novos corredores.

Na busca por evolução no esporte, muitos atletas, principalmente os amadores, podem forçar mais pés e joelhos que o necessário. Sentir dor após a corrida pode não ser apenas sinal de que o treino foi pesado, mas pode indicar problemas que a longo prazo podem ser tornar crônicos. As dores podem indicar ainda problemas pré-existentes, que nada tem a ver com a prática esportiva, mas que podem ser agravados por ela, como a artrite, por exemplo.

Para quem quer se aventurar na corrida, descobrir o tipo de pisada é fundamental e pode evitar desgastes físicos e também ósseos e musculares. O alerta vem da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. A pisada pronada, aquela que em que pé tem maior pressão na parte de dentro, ou a supinada, em que a pressão é do lado de fora, podem sobrecarregar pés e joelhos, por exemplo. O problema pode ser resolvido com uma simples troca do tênis usado durante o treino.

Independentemente do motivo, todo tipo de dor precisa ser investigado por um médico ortopedista, mas adotar algumas atitudes podem amenizar o desconforto. Não pular as etapas de alongamento e aquecimento, por exemplo, ou forçar os limites do corpo em busca de resultados são garantias de um treino mais seguro.

====
Dr Mario Kuhn Adames
Ortopedia e Traumatologia
CRM/SC 9083 – RQE 3735

Clinica Kormann
atendimento todas as quintas-feiras
Endereço: Rua Idalina Pereira dos Santos, 67 sala 504, Agronômica – Florianópolis
Telefone: (48) 32044848

Clínica Vitesse
atendimentos as segundas e quartas-feiras
Endereço: Av. Santa Catarina, 1352 Balneário, Florianópolis
Telefone: (48)3244-0493

www.pefloripa.com.br



Assine nossa newsletter

    Top