Patologias

Patologias de Pé

Hálux Rigidus

Ocorre devido ao desgaste da cartilagem articular na articulação do dedão do pé (artrose), secundária a uma limitação dolorosa de movimento tratamento pode variar da queilectomia, interposição capsular a artrodese do hálux.

Metatarsalgia

O desconforto embaixo dos dedos menores, decorrente de sobrecarga ( sobreuso ) que leva a dor e edema nos coxins do antepé, dificuldade para andar descalço ou na ponta dos pés. tratamento é o encurtamento do osso metatarso para normalizar a pressão nas articulações.

Dedos em Martelo

Deformidade em garra em dedos menores que leva a aumento da pressão sobre a pele, evoluindo com calos e deformidades nas articulações que são dolorosas ao uso de sapato fechado, o tratamento pode ser conservador ou cirúrgico,

Hálux Valgus

A popular patologia joanete, que causa tanto desconforto ao uso de sapatos, devido a saliência medial do dedão, isto geralmente esta relacionado com o uso de sapatos inadequados e a fatores genéticos. O tratamento geralmente é cirúrgico, com realinhamento dos dedos por osteotomia a qual depende do grau da deformidade.

Cuidados no Tratamento da Patologias do Antepé

Os riscos no tratamento das patologias do antepé, são geralmente correlacionados com complicações vasculares, nervosa, problema de cicatrização, infecção e transferência do ponto de dor, isto tem relação direta aos cuidados cirúrgicos e no pós-operatório.

Patologias de Tornozelo

Ruptura tendão calcâneo (Aquiles)

Geralmente ocorre de trauma indireto devido a um movimento de aceleração brusca, normalmente quando já se está em movimento, causando dor variável e limitação na marcha. O tratamento ideal para a maioria dos casos é cirurgia.

Osteoartrose de tornozelo

O desgaste da cartilagem das articulações se da por sobrecarga podendo ser de origem desconhecida, sequela de fratura prévia o doenças sistêmicas como Artrite Reumatóide. O tratamento inicial pode ser conservador com medicações orais ou injetáveis para controle doença de base e da evolução da osteoartrose, buscando prevenir o tratamento cirúrgico a qual só deve ser indicado em estágios avançado.

Prótese de tornozelo

A osteoartrose de tornozelo é decorrente da degeneração da articulação e que apresenta dor limitante as atividades do dia a dia, pode ser tratadas com prótese de tornozelo, com substituição das superfícies articulares. O objetivo da cirurgia é melhorar a função e a qualidade de vida da paciente.

Fratura de tornozelo

Lesão principalmente decorrente de traumas direto ou torsionais , que levam a perda de continuidade (fratura) no maléolo medial, posterior (tíbia) e lateral (fíbula). O tratamento pode ser com imobilização gessada ou tratamento cirúrgico, que é o método preferencial, para se obter uma redução anatômica e uma fixação mais estável da fratura.

Orientações para a Cirurgia no Pé e Tornozelo

Os cuidados para as cirurgias do pé e tornozelo, começa no pré-operatório, durante o ato anestésico e cirúrgico e principalmente no pós-operatório, com cuidados durante a locomoção e no banho, sistema de controle de perfusão, cuidados com as imobilizações e a fisioterapia, estes são alguns dos fatores fundamentais para o bom resultado do tratamento.

Assine nossa newsletter

Top