Prótese de tornozelo permite mobilidade sem dores

Prótese de tornozelo permite mobilidade sem dores

A prótese de tornozelo é uma das melhores alternativas disponíveis na Medicina para manter a mobilidade dos pacientes que apresentam sinais de osteoartrose – desgaste da cartilagem nas extremidades dos ossos. O problema é desencadeado por vários tipos de situações como fraturas e entorses tratadas de forma inadequada, lesões sistêmicas como as doenças reumáticas sendo a mais presente na artrite reumatóide e doenças do colágeno como distúrbios hormonais e diabete que podem causar dor com desgaste da cartilagem.

A sobrevida da prótese nos Estados Unidos e Europa, países com mais anos de experiência no emprego da técnica, é em média de 12 a 15 anos. No Brasil a prótese de tornozelo foi liberada para uso há oito anos e apresenta resultados positivos. Em Santa Catarina a primeira prótese de tornozelo foi implantada há seis anos e três meses e o paciente segue com as suas atividades diárias normais. A exemplo deste, nenhum dos casos em acompanhamento, necessitaram da revisão da prótese, o que mostra a eficiência do tratamento, assim como nos centros maiores. A prótese permite que sejam realizadas atividades normais e sem dor que incluem caminhadas e deslocamento rápidos.

“É importante que os pacientes tenham a consciência de que a prótese tem vida útil e depois de um certo tempo será necessário a revisão, para substituí-la portanto todo cuidado pelo paciente ajuda a sua sobrevida. Funciona como um tênis, por exemplo, quanto mais usa, mais desgasta”, afirma o ortopedista especialista em tornozelo e pé, Mário Kuhn Adames.

Para receber a prótese o paciente precisa se enquadrar em algumas situações como não ser obeso, não ser diabético, não apresentar histórico de necrose, e não realizar atividades que forçarão a região após a cirurgia.  “Nem todos os pacientes são elegíveis para o uso de prótese de tornozelo por isso precisa ser rigorosamente avaliado pelo ortopedista para verificar se é indicação para prótese ou outra conduta”, explica o médico.

====
Dr Mario Kuhn Adames
Ortopedia e Traumatologia
CRM/SC 9083 – RQE 3735

Clinica Médica Adames
atendimento todas as segundas e quintas-feiras
Endereço: Rua Idalina Pereira dos Santos, 67 sala 504, Agronômica – Florianópolis
Telefone: (48) 3204-4848

Clínica Vitesse
atendimentos as quartas-feiras
Endereço: Av. Santa Catarina, 1352 Balneário, Florianópolis
Telefone: (48) 3244-0493

www.pefloripa.com.br



Assine nossa newsletter

    Top