
17 jun Joanete: muito mais que um problema estético!
Mais do que incomodar na questão estética, os joanetes podem comprometer a saúde dos pés e causar dor e desconforto ao paciente. O problema atinge cerca de 30% da população, segundo a Sociedade Brasileira de Pé e Tornozelo.
A saliência é formada pela deformidade do osso, geralmente do dedão, e não por um crescimento ósseo nos pés, como muita gente acredita. Esse ossinho saltado pode sobrecarregar o pé e inclusive trazer alterações na pisada do paciente, já que muda a base de apoio e o equilíbrio.
Vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento dos joanetes, mas a hereditariedade é o principal deles. Doenças degenerativas e neurológicas, sobrepeso e o uso constante de sapatos altos e de bicos finos também podem deformar os pés.
Nos casos iniciais o tratamento é mais simples, muitas vezes apenas o uso de sapatos adequados e palmilhas conseguem aliviar os sintomas, mas sem corrigir a deformidade. Já para corrigir a estética dos pés e também nos casos onde o paciente sente dor intensa é preciso partir para a cirurgia. O procedimento pode ser recomendado depois da avaliação de um especialista e requer cuidados específicos no pós-operatório.
====
Dr Mario Kuhn Adames
Ortopedia e Traumatologia
CRM/SC 9083 – RQE 3735
Clinica Kormann
atendimento todas as quintas-feiras
Endereço: Rua Idalina Pereira dos Santos, 67 sala 504, Agronômica – Florianópolis
Telefone: (48) 32044848
Clínica Vitesse
atendimentos as segundas e quartas-feiras
Endereço: Av. Santa Catarina, 1352 Balneário, Florianópolis
Telefone: (48)3244-0493
www.pefloripa.com.br