Clinica Médica Adames adaptando-se ao Coronavirus- Normatização de atendimento

Clinica Médica Adames adaptando-se ao Coronavirus- Normatização de atendimento

Estamos vivendo dias de incerteza contra um vírus que tem alta virulência, e que está mudando nossas atitudes e hábitos, alguns que já deveriam ser parte do nosso cotidiano, por isso na busca de preservar a saúde de nossos pacientes e  familiares, apresentamos a vocês as nossa normatização de atendimento e solicitamos que as mesmas sejam lidas e seguidas por todos os pacientes.

Tomaremos especial atenção e cuidados com os nossos idosos e pacientes do grupo de risco, para protege-los do contágio, para isso precisamos da sua colaboração.

Esta batalha será árdua, mas venceremos se agirmos com cuidados de higiene, restrição de contato, e respeito ao próximo. Lembramos a todos que muitos de nós não apresentarão sintomas, mas que na fase de virulência estarão disseminando o vírus, por isso pedimos atenção que  qualquer sintoma de contaminação pelo covid-19,  por favor nos comunicar,  para que possamos tomar as medidas preventivas e de preservação da saúde das pessoas.

Por favor,  é fundamental abrir (word) e a leitura do texto abaixo da Normatização do atendimento na Clinica Médica Adames assim como a sua concordância para  o atendimento no período de vigência do Covid-19

Normatização de atendimento na Clinica Médica Adames

Seguimos a Orientação do Ministério de Saúde, após a liberação do atendimento.

 

O atendimento aos pacientes da Clínica Médica Adames, durante a Vigência da pandemia do Covid-19, seguirá normatização dentro das determinações do Ministério de Saúde, ressaltando que não será empregada somente na fase pandêmica, mas também na fase de remissão, por acreditarmos que o período de contágio será no mínimo de Seis meses, portanto todo cuidado e resguardo de contato é fundamental.

As opções de atendimento serão:

– Presencial (casos selecionados, e de caráter excepcional, como no seguimento de pós-operatório, avaliação de traumas agudos e imobilização)

-Consulta por telemedicina, com autorização prévia do convênio ou do paciente (na fase de pandemia é o método preferencial para atendimento).

– Remarcação da consulta (para período de segurança obedecendo as orientações do Ministério da Saúde).

Descrição do espaço da Clínica

A recepção será considerada sala de passagem para espaçamento com o meio externo e ao corredor interno e salas de atendimento.

A Clínica esta formatada em três salas de atendimento com excelente circulação de ar natural e uma sala de curativo de baixa circulação de ar.

As três salas de atendimento serão nominadas de sala 1, sala 2, sala 3 e a sala de curativo de sala de isolamento.

# NORMAS DE ATENDIMENTO PRESENCIAL

1.       As consultas serão agendadas em intervalos de 20 minutos, sendo que o paciente deve comparecer no máximo de 5 minutos de antecedência quando da sua primeira consulta, afim de preencher questionário inicial e no máximo de 2 minutos para os pacientes em seguimento de tratamento (reavaliação clínica, órteses e radiográfica; curativos e colocação ou troca de imobilização), é vedado ao paciente adiantar ou atrasar por sua conta a consulta, se isto for acontecer deverá ser avisado previamente, para avaliar e possibilitar tal situação, caso contrário será pedido para o paciente retornar no horário correto.

2.       O paciente deve ir a consulta preferencialmente sem acompanhante, consideramos como exceções: obrigatória nos pacientes de menor idade, no cadeirante, pacientes que necessitam de suporte de pessoa responsável por lesão física ou psíquica. O acompanhante deverá permanecer junto ao paciente durante todo o período de atendimento.

3.       Ao chegar na clínica o paciente deverá fazer a sua higienização, manter uma distância segura de 1,5 metro, para  as demais pessoas, após cadastro rápido do paciente na recepção, este será direcionado a sala (rodizio1,2e 3) correspondente ao seu atendimento, devendo preencher os demais dados e aguardar dentro da sala até o seu atendimento, sendo vedado a sua saída da sala, se for mandatório, a solicitação para sua movimentação deve ser feita pelo ramal telefônico para  a recepção e após a autorização o mesmo poderá se movimentar para área solicitada, e o retorno terá os mesmos cuidados. A consulta terá uma duração máxima de 20 minutos e o paciente somente será liberado após a higienização das suas mãos e a sua liberação pela secretária.

4.       As salas serão higienizadas ao final de cada atendimento, somente após autorização pelo responsável da limpeza e a sala permanecer sem uso, por um período mínimo de 30 minutos, será permitido a entrada do próximo paciente nesta sala.

5.       Em caso de atendimento de paciente com sintomas ou suspeita de ter contraído o Covid 19, este será encaminhado para a sala de isolamento e a sala do atendimento será higienizada e bloqueada por um período de 6 horas. Será atendido os demais pacientes presentes na clínica e limitada a entrada na clínica de novos pacientes até a higienização de todas as áreas de circulação, podendo até gerar o desconforto do fechado da clínica e o cancelamento dos demais atendimentos.

6.       Orientações

a.       Obrigatório o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca para todos os pacientes e acompanhantes, não sendo permitido retirá-la durante a consulta e o período que estiver dentro da clínica.

b.         Higiene das mãos e do ambiente, minimizar o manuseio de utensílios, deixar a sua bolsa, revista no carro portar a documentação mínima necessária

c.       Manter distanciamento seguro de 1,5 metro a outras pessoas e as conversas devem ser o mais restrita possível, o uso de máscara ou falar não direcionando a sua boca em direção a outra pessoa.

d.       Evitar deslocamento desnecessário dentro da clínica.

e.       Trazer as suas questões sobre o seu problema anotados para agilizar as respostas para manter o período de consulta.

f.        Neste período devido ao alto nível de contato, se precisar de hidratação recomendável que traga consigo.

g.       Devido a necessidade de ventilação e da depuração do ar o ar condicionado será mantido desligado para não trazer ar externo para dentro da clínica.

h.       Se estiver com algum sintoma, favor remarcar a consulta e se manter em quarentena e se sentir algum sintoma durante o exame físico avisar para ser tomada conduta e preservar os demais pacientes.

i.         Consultas ortopédicas de caráter estético devem ser proteladas até a ausência de risco de contaminação.

j.         As cirurgias eletivas estão suspensas até liberação da ANS

Diretrizes de Agendamento de Consulta

1)                    A consulta presencial será dividida em duas etapas: a) na vigência da pandemia só para pacientes traumatizados, pós-operatório e curativos, b) pós-pandêmico após declarado pelo Ministério de Saúde. O atendimento deve seguir as normatizações abaixo#.

2)                    Remarcação de consulta deverá ser feita por todos os pacientes acima de 60 anos no período de pandemia, com exceção os que necessitem de curativo (descritivo de atendimento*) ou que optou por consulta por telemedicina no período e preconizado pela portaria 467 no Diário Oficial da União pelo Ministério da Saúde, ou demais pacientes. Os critérios de re-agendamento serão por gravidade da patologia e os pacientes idosos quanto maior idade, maior o distanciamento da data para agendamento ou consulta por telemedicina.

3)                    A consulta por telemedicina será agendada segundo autorização prévia do convênio ou do paciente e realizada por meio de telecomunicação, por transmissão de dados, os quais deverão ter preservado o seu sigilo de dados.

Florianópolis, SC 01 de Abril de 2020

___Mario Adames__________

Mário Kuhn Adames

CRM-SC 9083



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